Descubra o que é process mining e confira as vantagens dessa estratégia!

Você sabe o que é process mining? Desenvolvida para otimizar os processos internos das empresas, essa metodologia vem trazendo uma nova dinâmica para as rotinas corporativas.

Mas se você ainda não está familiarizado com esse conceito, não precisa se preocupar! Neste conteúdo, vamos nos aprofundar um pouco mais nesse assunto, além de listar uma série de vantagens e compartilhar dicas que vão ajudá-lo a implementar o process mining em seus negócios. Confira!

O conceito de process mining

A expressão process mining, em uma tradução direta para o português, pode ser descrita como “mineração de processos” ou, em termos mais práticos, uma coleta de dados estratégicos que vão auxiliar a empresa a compreender melhor os seus próprios processos.

Antigamente, esse estudo era realizado de forma totalmente analógica, o que demandava um tempo valioso dos profissionais responsáveis por coletar e analisar as informações, e ainda aumentava o risco de falhas e de vazamento dos dados.

Com o uso da tecnologia e a implementação do process mining, todo esse procedimento passou a ser automatizado e pode ser implementado a partir de três etapas:

  1. Descoberta: que consiste na organização de todos os dados armazenados pela companhia ao longo dos anos para dar início ao processo de mineração em si; 
  2. Confirmação: com base nas informações coletadas, a empresa pode utilizar o conceito de engenharia reversa para realizar uma comparação criteriosa entre o cenário corporativo atual e o perfil de atuação almejado; 
  3. Melhorias: esse é o momento de interpretar todos os dados gerados para propor mudanças que ajudem a aumentar a eficiência dos processos.

Como resultado, a empresa tem mais controle sobre os seus procedimentos, pode identificar pontos de melhoria e vislumbrar novas oportunidades com mais agilidade e eficiência, garantindo uma cultura de crescimento contínuo.

Principais vantagens de investir nessa estratégia

Independentemente do perfil da sua empresa ou do seu segmento de atuação, investir em uma estratégia de process mining pode trazer uma série de vantagens! A seguir, vamos listar algumas das principais:

Como implementar o process mining em sua empresa

Agora que já falamos bastante sobre o conceito de process mining e os seus benefícios, chegou a hora de transformar as ideias em prática! Neste tópico, vamos compartilhar algumas dicas valiosas para que você consiga implementar esse sistema de gerenciamento de dados com sucesso.

Defina objetivos claros e tangíveis para os seus negócios

Estabelecer quais são os seus objetivos é uma decisão extremamente importante para que você consiga obter bons resultados ao implementar o process mining.

Afinal, a partir desse passo será possível selecionar quais serão as informações mais relevantes para colocar em prática as ações necessárias para o crescimento do seu negócio.

Invista nas ferramentas mais adequadas às suas necessidades

Hoje em dia, as empresas já podem contar com uma série de softwares e plataformas que otimizam toda a gestão dos dados e possibilitam que as três etapas do process mining sejam executadas corretamente.

O segredo é buscar companhias que sejam especialistas em tecnologia e profissionais capacitados no assunto para garantir resultados realmente efetivos.

Realize uma boa análise do processo

Uma avaliação criteriosa dos resultados é crucial para descobrir se as informações obtidas são realmente relevantes para os objetivos da empresa, além de proporcionar insights valiosos para o seu negócio.

Aqui, vale a pena reforçar que essa análise pode ser realizada não apenas ao final do processo, mas ao longo de todas as etapas, facilitando a identificação das potencialidades e dos aspectos que precisam passar por melhorias para operar adequadamente.

E se você gostou de descobrir o que é process mining e tem interesse em outros conteúdos como este, continue aqui no blog Di2win para conferir diversos artigos com informações e dicas que vão otimizar ainda mais a performance dos seus negócios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.